20% OFF em compras acima de R$300
← Voltar

Artista da Vez #16 — Renan Cerqueira

Diretamente do Espírito Santo, mas com alma de carioca, nosso rei das camisetas engraçadinhas e dos bloquinhos de rua. Ele que é o dono das estampas mais engraçadas da Touts e praticamente embaixador da categoria Zoeira do site. O capixaba residente do Rio de Janeiro entrou em grande estilo e em tempo pro Carnaval pro nosso super time de Artistas da Vez.

Senhoras e senhores, com vocês: Renan Cerqueira

Renan Cerqueira, a mente por trás do CerqueiraWorld.

Como você geralmente se apresenta profissionalmente?

Dono da marca de brusinhas mais iradas do world (Geralmente estou vestindo uma, e aponto pra ela como um troféu, ou um outdoor ambulante, aquela publicidade, né).

E como você se apresenta pra galera no bloco de Carnaval?

Como assim? Tem que se apresentar? Zoando hahaha, geralmente a apresentação vai depender da fantasia que estou usando ou querendo realizar. Tá parei, só Renan mesmo, bem minimalista.

Renan em seu novo lar, o RJ.

Hoje você é um dos artistas que nos envia estampas com maior frequência. De onde surgem tantas ideias?

Hoje em dia as coisas acontecem muito rápido, memes surgem o tempo todo, músicas, bordões, gírias, entre outros. Tudo isso ajuda na construção da identidade da marca, aprendi a garimpar as coisas boas que a internet nos proporciona através das redes sociais. Tô sempre ligado no Spotify, no Netflix e também valorizo as minhas memórias afetivas. Vivi os anos 90 com felicidade e intensidade, quer mais inspiração que essa década icônica? Hehehehe. Além de ter sempre um amigo ou cliente que da uma dica aqui ou ali pra criar algo.

Essenciais: Photoshop, Spotify, café e Touts!

Além disso, você também é um dos que mais vendem, você acha que isso tem a ver com estar sempre criando novas artes?

Sem dúvidas, hoje o modismo dita a moda, se você não conseguir se manter atual (sem perder seu estilo e personalidade) você é só mais um no meio da multidão. Então estar sempre criando ou melhorando alguma criação é importante.

Dá pra perceber muita influência da cultura pop, internet e dos memes no seu trabalho. Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo e o que faz para se manter inspirado?

É tudo tão natural pra mim que nunca havia parado pra analisar esse processo. Sou apaixonado por música, filmes, séries, redes sociais e pela Bahia. Esse mundo me traz novas ideias o tempo todo. Fico sempre de olhos (e ouvidos) atentos aos lançamentos e nas paradas de sucesso do Spotify, a música influencia muito no vestir da galera, então estou sempre criando, como digo, estampas musicalizadas. Netflix hoje também é um mundo de inspiração, então tô sempre ligado no que é sucesso lá para buscar referências. Estar sempre atualizado no que acontece nas redes sociais é importantíssimo por isso estar de olho nos trending topics é essencial. E hoje tenho a felicidade de morar no Rio de Janeiro! Uma frase escutada na academia, uma volta nas ruas de Botafogo para admirar os grafites e lambe-lambe, o visual da cidade, do povo e até dar aquela pescada nas conversas dos cariocas influenciam minhas criações.

“Sarrar” do Cerqueira World.

Desde o começo você quis fazer produtos engraçados ou a zoeira foi acontecendo naturalmente?

No começo as criações eram baseadas no que eu queria vestir, como morava em Guriri, litoral do interior do Espirito Santo, eu não encontrava camisetas que me identificava ou que via nas redes sociais a galera estilosa vestindo. Daí surgiu a ideia de criar minha marca, com tudo que fazia parte do meu mundo, por isso o nome Cerqueira World. Com o tempo as estampas foram fazendo sucesso e através delas fui ampliando os horizontes, conhecendo lugares e pessoas, me informando mais, estudando o comportamento das pessoas com algumas criações e fui agregando tudo isso a marca. Gosto dessa zoeira, em tempos de tantas notícias ruins, levar a descontração pras minhas estampas também foi um modo que encontrei pra ser um diferencial.

Oi, sumido!

Você já cria as estampas pensando em produtos específicos ou primeiro vem a inspiração ou ideia da arte e depois adaptam aos produtos?

Geralmente eu crio pensando nas camisas, depois vou analisar pra ver se ficaria bom também em outros produtos, se vejo que fica massa ai vou adaptando.

Que papel plataformas como a Touts tiveram na sua carreira?

Divido minha história de vida entre antes e depois da Touts e das outras plataformas. Hoje trabalho com que amo, me sustento e consigo realizar sonhos através da minha marca e se não fossem essas plataformas talvez nunca teria me encontrado. Levo tudo isso muito a sério e me inspiro na história de vocês pra traçar a minha.

Criador encontra criatura: Renan e sua camiseta “Arere”

E quais as principais vantagens que você enxerga em disponibilizar sua arte em sites como o nosso?

A possibilidade de estar criando novidades o tempo todo sem correr risco de investir alto e não dar certo. Fora a qualidade desde o site, a embalagem e os produtos que é surreal.

Olhando pra trás, quais acha que foram seus maiores aprendizados nesse meio?

Aprendi que quanto mais certo você der mais copiado serás, hahaha! Tirando a zoeira, aprendi a valorizar a arte e os artistas como um todo. Costumo dizer que as brusinhas (sic) também falam e é exatamente isso. Aprendi a me expressar e a entender o que o outro está querendo falar através da vestimenta, da música, ou de uma arte de rua. É um meio incrível, diverso e apaixonante.

Camiseta “Rolezeiro

Se você pudesse dar uma dica pra você mesmo quando estava começando, qual seria?

Jamais desviar da personalidade criativa por modinha. Ser você mesmo e levar isso pra marca é o primeiro caminho pro sucesso.

Pensando no futuro, quais são os próximos passos e o que vem pela frente?

São tantos planos e projetos que a cabeça ferve. Ver o crescimento da Touts é inspirador, só faz criar mais coragem de continuar, ampliar, crescer e me firmar nesse meio. Profissionalizar mais a marca é um sonho que espero realizar e, quem sabe, ter uma loja física. Que o futuro venha carregado de boas realizações.

Pra fechar, um bate-bola jogo rápido:

Uma pessoa incrível — Saulo Fernandes

Uma cidade — Salvador

Uma banda — Ivete Sangalo

Um sonho — Ser cantor

Uma cor — Azul

Uma frase — Destrua o que tá te destruindo e seja o herói da sua própria história.

Renan por Renan — Sou aquele tipo Vamo? Vamo. Amigo de verdade, 8 ou 80, pavio curto, enérgico e sagitariano torto. O que isso quer dizer? Não sei, mas qualquer defeito a moda é botar a culpa no signo .


Essa foi a conversa e algumas histórias do Renan Cerqueira, da CerqueiraWorld, um dos mais de 2.500 artistas da comunidade da Touts. Pra conhecer mais sobre seu trabalho e encontrar produtos com suas artes, não deixe de visitar a página dele na Touts.

Aproveitamos para criar um cupom de desconto especial pra você fazer sucesso nos blocos de rua com as estampas CerqueiraWorld, é só usar o cupom de desconto USECW na Touts até o Carnaval pra garantir 10% off + frete grátis ;)

Para ler entrevistas com outros artistas incríveis de nossa comunidade, dá uma conferida no nosso blog que tá recheado de histórias incríveis.

Abraço de urso,

Não vamos mandar spam nem passar seu e-mail pra ninguém, também não curtimos isso ❤